(62)35884355 / 984829592 escolaivansantos@gmail.com some text


Profissão Barbeiro: Conheça a anatomia, estrutura e fisiologia capilar.


Profissão Barbeiro: Conheça a anatomia, estrutura e fisiologia capilar.

Conheça toda teoria básica para cortar, barbear e transformar o cabelo do seu cliente.

PELE

A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura. A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea somática, reserva de nutrientes e ainda contém terminações nervosas sensitivas.

O nome anatómico internacional é cútis. A pele é o maior órgão do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal, sendo o órgão mais pesado do corpo. A pele apresenta duas camadas: a epiderme e a derme. A hipoderme, ou tela subcutânea, é uma camada de tecido conjuntivo frouxo, que fica logo abaixo da derme. Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas. A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante.

A pele é responsável pela termorregulação, pela defesa, pela percepção e pela proteção. Ela nos protege das doenças, porém não é 100% eficaz, podendo deixar entrar larvas de esquistossomos e do ancilóstomo.

haircut

EPIDERME

A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa (conhecida como pele glabra por não possuírem pêlos), e variam de 0,04mm até 1,6mm de espessura.

DERME

A derme é um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. É constituído por elementos fibrilares, como o colágeno e a elastina e outros elementos da matriz extracelular, como proteínas estruturais, glicosaminoglicanos, íons e água de solvatação. Os fibroblastos são as células envolvidas com a produção dos componentes da matriz extracelular.

HIPODERME

A hipoderme, já não faz parte da pele. É constituída por tecido adiposo que protege contra o frio. É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização. Funções: reservatório energético; isolante térmico; modela superfície corporal; absorção de choque e fixação dos órgãos.

TRICOLOGIA

A tricologia é o ramo da medicina que trata dos pêlos ou cabelos. Do grego Thricos (cabelo) e Logos (estudo). Originou-se na Inglaterra em 1902, seu estudo contém a função de solucionar vários problemas capilares.

A IMPORTÂNCIA DOS CABELOS

Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada. Em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal. Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal. Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade do comportamento pessoal. Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.

Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal. Para muitos, perdê-los é um desfiguramento grave.

haircut

MORFOLOGIA DO FOLÍCULO PILOSO E ESTRUTURA DO PÊLO

O Pêlo: Os pêlos são estruturas filiformes, constituídas por células queratinizadas produzidas pelos folículos pilosos. Estima-se que haja cinco milhões de folículos pilosos no corpo de um adulto, com um milhão na cabeça, dos quais 100.000 cobrem o couro cabeludo. Nos humanos, somente a pele das palmas e plantas são desprovidas de folículos pilosos.

haircut

Córtex: É responsável pela resistência e elasticidade dos cabelos. É o corpo real da fibra capilar, representando 90% do seu peso total, ele é formado por células preenchidas por queratina flexível rica em lipídios. É no córtex que são encontrados os grânulos de melanina e as seguintes ligações químicas:

Ligações de Salina: No simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada;

Ligação de Hidrogênio: A deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo;

Ligação de Enxofre: ( também conhecido como Ponte de Dissulfeto ): só é rompida através de química e sua transformação é permanente.

Medula: Haste Capilar formada por uma parte central, que é repleta de componentes porosos, desconhecendo-se ainda qual a sua utilidade.

Cutícula: Compõe-se de células tipo escamas sobrepostas, também queratinizadas, com altas concentrações de enxofre, que funcionam como uma barreira protetora para o Córtex e a Medula, e que são responsáveis pelo brilho, maciez e penteabilidade dos cabelos.

•A cor do cabelo é resultado de outra proteína, chamada melanina, produzida por células chamadas melanócitos, que se encontram junto da papila, a parte onde se dá a reprodução celular. O bulbo mais glândulas sebáceas, juntos com o músculo eretor do pêlo, compõem o folículo pilo-sebáceo.

•As características da Haste Capilar são: Forma, Comprimento, Cor, Brilho, Diâmetro, Solidez, Plasticidade, Elasticidade, Eletricidade estática, Densidade e Crescimento.

CICLO DE CRESCIMENTO DO PÊLO

O pêlo é singular quando comparado a outros sistemas de órgãos, porém cada pêlo submete-se repetitivamente à obsolescência e ao renascimento planejado. Em circunstâncias normais, a produção do cabelo em cada folículo ocorre de maneira cíclica, com três fases: ANÁGENA, CATÁGENA E TELÓGENA.

A velocidade normal de produção da haste do pêlo é de 0,35mm/dia e usualmente varía de 6 mm a 1,2cm por mês. Essa velocidade vai depender da localização do folículo piloso, da idade e sexo.

haircut

Anágena, ou fase de crescimento ativo. Duram em média de 3 a 6 anos.

Catágena, um período de regressão controlada do folículo. De 2 a 4 semanas de degradação.

Telógena, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno, Que dura de 2 a 4 meses.

É importante ressaltar que o cabelo em sí não tem sexo, ou seja sua estrutura e suas condições químicas são as mesmas tanto para o sexo masculino quanto para o feminino. Para ser um bom profissional no ramo da beleza é necessário saber ao menos o básico para identificar, aconselhar e fazer procedimentos que podem elevar, mudar o humor do seu cliente, isso numa variável oscilante tanto para o bem quanto para o mal, a dica é: Estude o tanto quanto puder, não queira só cortar, só barbear, só pigmentar ou despigmentar é preciso saber o que está acontecendo dentro da fibra capilar.

Seja um profissional diferenciado, o mercado é competitivo. Bom trabalho!

Comentários


Scroll to Top